Estudo da dinâmica de infecção por arbovírus transmitidos por mosquitos Aedes sp. a partir de vigilância eco-epidemiológica em Centro de Saúde de uma comunidade vulnerável do Distrito Federal

  Instituição: Núcleo de Medicina Tropical, Universidade de Brasília

Resumo: Vigilância Epidemiológica 

Emergência e a reemergência das doenças transmitidas por mosquitos devem compor as principais pautas nas agendas das políticas de Saúde Pública no Brasil. Atualmente, considerando apenas mosquitos (Diptera: Culicidae) do gênero Aedes (em especial a espécie Aedes aegypti) tem-se pelo menos três agentes infecciosos transmitidos: o vírus da dengue (e seus quatro sorotipos), o vírus chikungunya e o vírus Zika, podendo-se ainda citar o ciclo urbano do vírus da febre amarela, além da significativa valência ecológica para a transmissão de novos arbovírus (como o vírus Mayaro).

Este projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar a dinâmica de transmissão de arbovírus transmitidos por Aedes sp. em uma comunidade vulnerável do Distrito Federal, a qual possuí elevado estágio de modificação ambiental e indicadores para dengue. Para isso, pretende-se abordar a vigilância em duas frentes: vigilância epidemiológica sindrômica no principal Centro de Saúde local, identificando indivíduos que apresentem manifestações clínicas suspeitas para infecções por arbovírus; e vigilância entomológica de alados nos domicílios que se encaixem no respectivo critério de definição do local provável de infecção (LPI). Pretende-se, a partir dos resultados deste estudo, designar o perfil eco-epidemiológico dos arbovirus circulantes na região, aprimorando a vigilância destas enfermidades, em especial a entomológica. Esta proposta de pesquisa insere-se em um projeto de maior magnitude, estabelecendo colaboração entre cientistas, acadêmicos e profissionais do sistema público de saúde de diferentes formações e áreas de conhecimento (epidemiologistas, entomologistas, geneticistas, imunologistas, médicos clínicos, enfermeiros, agentes de saúde, estatísticos e geoestatísticos), visando contribuir com avanço do conhecimento e da tecnologia no combate às doenças transmitidas por mosquitos Aedes sp..