Estudo de cortes: Coorte descritiva de residentes (casos registrados) e coortes analíticas de gestantes e neonatos

No Distrito Federal (DF) há circulação dos vírus Zika, Dengue e Chikungunya, todos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, e uma peculiaridade é a elevada cobertura vacinal contra febre amarela - que pode proteger parcialmente contra os efeitos do Zika. O objetivo dos pesquisadores é descrever e analisar os aspectos clínicos, epidemiológicos e imunológicos envolvidos na história natural da infecção pelo vírus Zika na população geral, em gestantes e em nascidos vivos no DF - esta pesquisa só será realizada com habitantes do DF.

É importante ressaltar que esta é uma doença nova e cada pessoa que participar do estudo estará colaborando na construção de um novo conhecimento, já que nem todos os fatores que podem estar relacionados ao desenvolvimento da infecção pelo vírus Zika no DF foram descobertos e estudados.

Objetivos específicos:

ü Descrever e identificar fatores prognósticos na coorte de casos (população geral) de ZIKV notificados pela Vigilância em Saúde do Distrito Federal.

Em outras palavras, o objetivo é compreender quais são os fatores que podem influenciar no desenvolvimento da doença. Para isso, será realizada uma análise de todos os casos de infecção por Zika que forem registrados nos sistemas de informação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS-DF) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Parte destes casos serão aleatoriamente sorteados para responderem a um questionário que têm, dentre outras questões, perguntas sobre os hábitos de vida, moradia e doenças pré-existentes. Estas pessoas serão acompanhadas

até o desfecho da doença. Caso a pessoa desenvolva outros problemas, como Síndrome de Guillain-Barré, por exemplo, poderá ser selecionada para responder outros questionários. Nesse estudo serão analisados fatores ambientais, socioeconômicos, culturais e de saúde da pessoa que adoeceu por Zika.

ü Descrever e identificar fatores de risco/protetores e fatores prognósticos na coorte de gestantes (com e sem infecção por ZIKV) no Distrito Federal.

Como no Objetivo 1, também se busca compreender o que pode influenciar o desenvolvimento da doença, mas a população de interesse são as gestantes. Os pesquisadores vão acompanhar o desenvolvimento da gestação de uma mulher que se infectou pelo vírus Zika, mas também vão estudar o desenvolvimento da gestação de mulheres que não se infectaram, para comparar e analisar as possíveis diferenças ao longo da gravidez e quando do nascimento do bebê.

Esta pesquisa será composta por todas as gestantes que aceitarem participar quando identificadas com infecção pelo vírus Zika pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS-DF) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF); e também uma parte (amostra) das gestantes que realizam o pré-natal da rede de serviços de saúde do DF (não expostas à infecção). Estas mulheres serão acompanhadas periodicamente (a cada 90 dias, aproximadamente) até o desfecho da gravidez.

Nesse estudo serão analisados fatores ambientais, socioeconômicos, culturais, de saúde e do desenvolvimento da gestação, das mulheres gestante que tenham ou não sido infectadas pelo vírus Zika.

ü Descrever e identificar fatores prognósticos na coorte de crianças nascidas vivas de mães com infecção por ZIKV no Distrito Federal.

Como nos Objetivos 1 e 2, esta pesquisa busca compreender os fatores que podem influenciar no desenvolvimento da infecção pelo vírus Zika, mas neste estudo o interesse são os bebês que foram infectados ainda durante a gestação (infecção congênita).

Nesta pesquisa serão usadas como população os bebês nascidos vivos das mães que participaram da coorte de gestantes anteriormente descrita (com e sem infecção por ZIKV durante a gestação), somados aos nascidos vivos com infecção congênita por ZIKV, ainda que as mães não tenham sido acompanhadas nas coortes de gestantes. Estas crianças serão acompanhadas periodicamente (a cada 90 dias, aproximadamente) até os 3 anos de vida.

Nesse estudo serão analisados fatores ambientais, socioeconômicos, culturais, de saúde e do desenvolvimento psicomotor, das crianças que tenham sido ou não sido infectadas pelo vírus Zika durante a gestação.